domingo, 8 de maio de 2011

Um conto,dois contos e três contos..


  Deitada de baixo da mesa,esperniando aos berros.Ela sempre foi assim,se tinha vontade de chorar ,chorava;se tinha vontade de gritar,gritava;se tinha vontade de machucar ,machucava.
   Ela era diferente de seus irmãos ,eles pelo contrario tinham atitudes iguais,nunca diziam o que pensavam,eram astuciosos e controlavam suas emoções.
  O que gerou uma interpretação prematura sobre a pequena geniosa debaixo da mesa.
  Quando alguns anos vieram,e permitiram que esta consiguisse observar e entender o que acontecia a sua volta,se é que uma criança tem tal capacidade.
  Ela passou a entender que os seus pais brigavam muito e porque toda vez que sua mãe começava a gritar e minutos depois a chorar ela se escondia no quarto e chorava,ela se sentia insegura, sua imaginação infantil retratava a situação por um mito de que mosntros se aproximavam toda vez que seus pais brigavam. De certo modo ela tinha razão,mas uma coisa ela nunca entendia e também nunca esqueceu,de como seus dois irmão reagiam diante das brigas ,eles ignoravam ,ficavam apáticos diante de tudo,não expressavam  raiva,dor,angustia,insegurança ,medo,simplismente não mostravam nada.
  Ela ficava tentando entender o que eles sentiam,sabia que não era nada como ela sentia, portanto sua idade não lhe permitia que entendesse algo que não fazia parte de suas experiências,mas ela sentia a distância e frieza deles. Principalmente quando estes mostravam seu desprezo ao vê-la chorando e externizando suas emoções chamando-a de "boba e infantil".
  Seus pais sempre acharam que ela era dramática,que ela era manipuladora,que era egocêntrica e mimada. Eles nunca notaram que de fato nem sempre ela era a mais correta,mas eles sempre sabiam o que a geniosa menina que vivia debaixo da mesa pensava e sentia ,sua alma era clara para todos que a olhavam,já o seus irmãos o que a príncipio era qualidade não muito tarde deixou de ser.
  Enfim, todos cresceram a menina continuou a ser mau interpretada e seus imãos não haviam interpretações para eles, continuavam apáticos.
  As coisas ficaram piores,todos se separaram, enfim os monstros mitologicos da menina haviam entrado em sua casa.
  Ela tinha 1 ano quando se jogou debaixo da mesa e começou a esperniar no chão,tinha 6 ou menos quando se escondia no quarto com medo das brigas de seus pais,tinha uns 12 quando percebeu que ninguem entendia sua atitudes e que precisava de emancipação.
  Não sei com quantos anos ela consiguiu de fato se emancipar,pelo que conheço da menina acho que a maior das emancipações ela nunca terá da memória do passado que foi construido a sua rebelia.
  Mas a última fala que teve com sua mãe,pode esclarecer algo ao leitor,não para sua familia que prematuramente haviam lhe interpretado mau.
 -Você nunca entendeu,toda vez que gritei,respondi,virei o rosto e disse não ligar.Era o meu pedido desesperado para me ouvir,para me amar,era choro engolido daquela menina boba e infantil.
 -Nunca foi com vc a minha rebeldia e discussões ,eram com o medo do desafeto,com o medo dos gritos,da dor,era contra a desunião que eu lutava,mas vocês nunca entenderam a subjetividade das minhas atitudes e fala,pelo menos eu me importava.
 -Mas agora viva com o seus outros e adoraveis filhos apáticos,distantes ,que não ligam e que você nunca vai saber o que existe em suas almas porque assim como seus pensamentos são indedusiveis suas almas são um mistério,não existe espontaneidade,não existe nada,a verdade é que eles nunca ligaram como eu...
  E assim eles se separaram,e a menina por fim se tornou apática,fria e distante. E finalmente entendeu com propriedade o que seus irmãos sentiam,e percebeu que não era ela que mais ligava eram eles que de tanto que ligavam e sofriam se perdiam entre seus sentimentos e não encontravam o caminho para externaliza-los.Ficaram presos a sua dores enquanto ela sempre se livrava delas eia as deixando em forma de lembranças no passado,eles nunca consiguiram deixar tudo aquilo para trás...
No final acho que todos foram mau interpretados.


3 comentários:

  1. CARACA..........
    eu adoro esse conto!!!
    já eh a terceira vez q eu leio... é demais!!!
    vc eh uma jóia na literatura menina!!!
    bjus!!
    Te adoro

    ResponderExcluir
  2. aiai pela sexta vez eu leio este conto, pela sexta eu me encanto! ams agora percebia que você anda com fome, minha rosa... Comeu muitos S rsrsrssrsrs

    ResponderExcluir
  3. rsrsrs,há mais nem vou corrigir to com preguiça

    ResponderExcluir